quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Oficina sobre limerique



OFICINA SOBRE LIMERIQUE

1.INTRODUÇÃO

É comum os alunos imaginarem que a poesia é um gênero de escrita erudito e clássico e que eles não são capazes de produzirem poesia por isso, é importante o professor desmistificar essa ideia inserido o gênero na sala de aula e o limerique é um poema curto que conta uma história curta por meio de cinco versos possui métrica e rimas específicas, além de agradar pessoas de todas as idades  agrada especialmente crianças e adolescentes. Por isso, a escolha desse gênero, para trabalhar com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, pois, despertará neles o interesse pela leitura e escrita de poesias já que, o gênero estudado conta histórias curtas e engraçadas. Assim, os estudantes poderão criar certa intimidade com os versos rimados e deletar a ideia de que para escrever poesia tem que ser poeta ou poetisa.


2. DESENVOLVIMENTO DA OFICINA

Leitura e produção do gênero “Limerique”
2.1 GÊNERO ESCOLHIDO
Limerique.


2.2 OBJETIVOS
Ø  Apresentar o tipo de poema limerique para os alunos;
Ø  Estimular a leitura, a imaginação e a criatividade do aluno;
Ø  Trabalhar a produção escrita do subgênero literário na sala de aula.


2.3 CONTEÚDOS
Ø  Métrica e rima;
Ø  Gênero literário;
Ø  Habilidade da língua escrita;
Ø  Compreensão de texto.


2.4 ANO /TURMA
7º ano do Ensino Fundamental II.


2.5 TEMPO ESTIMADO/ CARGA HORÁRIA
3 aulas.


2.6 RECURSOS UTILIZADOS DURANTE A OFICINA
Ø  Cópia de textos (limeriques) diferentes;
Ø  Data show;
Ø  Cartolina
Ø  Papel A4.


2.7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1ª etapa

Apresentar aos alunos cópias de limeriques diferentes pedir a eles que façam a leitura silenciosa do texto. Em seguida, pedir a cada um que recite a leitura da poesia para toda a turma ouvir. Após esse primeiro momento, o professor deverá indagar os alunos se eles sabem ou conhecem o tipo de texto que foi lido. Caso alguém saiba interagir com eles sugando todas as informações que eles possuem sobre o tipo de texto apresentado.

2ª etapa
Este é o momento que o professor irá apresentar por meio de slide um breve histórico sobre o limerique respondendo a perguntas como: O que é o limerique? Quem foi o criador? Quantidade de versos e rimas, quando ele surgiu e onde. Nesse momento os alunos terão acesso às informações teóricas sobre o gênero para poder se familiarizar ainda mais com o subgênero literário e sanar eventuais dúvidas pertinentes sobre o tipo de texto estudado.

3ª etapa
Agora é o momento dos alunos colocarem em prática aquilo que aprenderam sobre o limerique fazendo a produção escrita de um. O professor irá orientá-los durante o momento de produção na amarração das rimas inclusive, incentivando o discente escolher primeiro os pares de rimas do seu limerique e posteriormente escrever os versos. Essa é uma estratégia que pode ser usada para facilitar a produção escrita da poesia. Depois, que todos os alunos já estiverem com seu limerique pronto o aluno receberá um pedacinho de papel A4 para poder passar a limpo.
Agora, cada aluno irá ler para toda a turma o seu limerique e o professor irá colar em um cartaz para expor na sala de aula os limeriques produzidos pelos educandos. Outra atividade que o educador poderá fazer com os alunos também seria reunir todos os limeriques e montar um livrinho da turma e deixá-lo na biblioteca da escola.


2.8 PROCESSO AVALIATIVO
Por meio da produção escrita dos alunos o educador avaliará se os objetivos das aulas foram alcançados analisando a capacidade deles na amarração das rimas e a configuração métrica do limerique, se conseguiram escrever textos criativos e engraçados. Enfim, se os alunos conseguiram compreender a forma estética e linguística desse tipo de texto.


2.9 RESULTADOS ESPERADOS AO FINAL DA OFICINA
Que os alunos consigam perceber que todos nós somos capazes sim de produzir poesia e que esse gênero deve ser apreciado e produzido por todas as pessoas.


2.10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BELINKY, Tatiana. Salada de limeriques . Ilustr. Rubens Matuck. São Paulo: Noovha América, 2007.


______. Limeriques da Cocanha . Ilustr. Jean-Claude Alphen. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2008.


BIAZETTO, Cristina. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008, p. 75-89.


ECO, Umberto. Sobre literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.











Nenhum comentário:

Postar um comentário