OFICINA
SOBRE LIMERIQUE
1.INTRODUÇÃO
É comum os alunos
imaginarem que a poesia é um gênero de escrita erudito e clássico e que eles
não são capazes de produzirem poesia por isso, é importante o professor
desmistificar essa ideia inserido o gênero na sala de aula e o limerique é um
poema curto que conta uma história curta por meio de cinco versos possui
métrica e rimas específicas, além de agradar pessoas de todas as idades agrada especialmente crianças e adolescentes.
Por isso, a escolha desse gênero, para trabalhar com alunos do 7º ano do Ensino
Fundamental II, pois, despertará neles o interesse pela leitura e escrita de
poesias já que, o gênero estudado conta histórias curtas e engraçadas. Assim,
os estudantes poderão criar certa intimidade com os versos rimados e deletar a
ideia de que para escrever poesia tem que ser poeta ou poetisa.
2.
DESENVOLVIMENTO DA OFICINA
Leitura e produção do
gênero “Limerique”
2.1
GÊNERO ESCOLHIDO
2.2
OBJETIVOS
Ø Apresentar
o tipo de poema limerique para os alunos;
Ø Estimular
a leitura, a imaginação e a criatividade do aluno;
Ø Trabalhar
a produção escrita do subgênero literário na sala de aula.
2.3
CONTEÚDOS
Ø Métrica
e rima;
Ø Gênero
literário;
Ø Habilidade
da língua escrita;
Ø Compreensão
de texto.
2.4
ANO /TURMA
7º ano do Ensino
Fundamental II.
2.5
TEMPO ESTIMADO/ CARGA HORÁRIA
3 aulas.
2.6
RECURSOS UTILIZADOS DURANTE A OFICINA
Ø Cópia
de textos (limeriques) diferentes;
Ø Data
show;
Ø Cartolina
Ø Papel
A4.
2.7
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1ª etapa
Apresentar aos alunos
cópias de limeriques diferentes pedir a eles que façam a leitura silenciosa do
texto. Em seguida, pedir a cada um que recite a leitura da poesia para toda a
turma ouvir. Após esse primeiro momento, o professor deverá indagar os alunos
se eles sabem ou conhecem o tipo de texto que foi lido. Caso alguém saiba
interagir com eles sugando todas as informações que eles possuem sobre o tipo
de texto apresentado.
2ª etapa
Este é o momento que o
professor irá apresentar por meio de slide um breve histórico sobre o limerique
respondendo a perguntas como: O que é o limerique? Quem foi o criador?
Quantidade de versos e rimas, quando ele surgiu e onde. Nesse momento os alunos
terão acesso às informações teóricas sobre o gênero para poder se familiarizar
ainda mais com o subgênero literário e sanar eventuais dúvidas pertinentes
sobre o tipo de texto estudado.
3ª etapa
Agora é o momento dos
alunos colocarem em prática aquilo que aprenderam sobre o limerique fazendo a
produção escrita de um. O professor irá orientá-los durante o momento de
produção na amarração das rimas inclusive, incentivando o discente escolher
primeiro os pares de rimas do seu limerique e posteriormente escrever os
versos. Essa é uma estratégia que pode ser usada para facilitar a produção
escrita da poesia. Depois, que todos os alunos já estiverem com seu limerique
pronto o aluno receberá um pedacinho de papel A4 para poder passar a limpo.
Agora, cada aluno irá
ler para toda a turma o seu limerique e o professor irá colar em um cartaz para
expor na sala de aula os limeriques produzidos pelos educandos. Outra atividade
que o educador poderá fazer com os alunos também seria reunir todos os
limeriques e montar um livrinho da turma e deixá-lo na biblioteca da escola.
2.8
PROCESSO AVALIATIVO
Por meio da produção
escrita dos alunos o educador avaliará se os objetivos das aulas foram
alcançados analisando a capacidade deles na amarração das rimas e a
configuração métrica do limerique, se conseguiram escrever textos criativos e
engraçados. Enfim, se os alunos conseguiram compreender a forma estética e
linguística desse tipo de texto.
2.9
RESULTADOS ESPERADOS AO FINAL DA OFICINA
Que os alunos consigam
perceber que todos nós somos capazes sim de produzir poesia e que esse gênero
deve ser apreciado e produzido por todas as pessoas.
2.10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BELINKY,
Tatiana. Salada de limeriques . Ilustr. Rubens Matuck. São Paulo: Noovha América,
2007.
______. Limeriques
da Cocanha . Ilustr. Jean-Claude Alphen. São Paulo: Companhia das Letrinhas,
2008.
BIAZETTO,
Cristina. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda
de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a
palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008, p. 75-89.
ECO,
Umberto. Sobre literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário