OBJETIVOS
· Resolver
problemas em diversos contextos, principalmente os relacionados ao cotidiano do
aluno, utilizando as informações obtidas através do conteúdo;
· Aprender
fazer cálculos envolvendo as quatro operações;
· Perceber
a importância de saber contar na hora de fazer compras, por exemplo.
METODOLOGIA
Ø 1º
momento
Organizar
junto com os alunos um minimercado imaginário. Para isso, os alunos receberão
revistas que anunciam produtos para destacar as folhas e colarem em uma das
paredes da sala de aula. Como os educandos são portadores de deficiência
auditiva a professora com muita paciência vai orientando os alunos por meio de
sinais.
Ø 2º
momento
Após a montagem do mercado,
os alunos serão convidados para fazer compras. Cada aluno receberá uma ficha
que deverá ser preenchida com uma lista de dez produtos contendo o tipo de
produto, marca e preço. Em seguida, os alunos serão orientados a somar o valor
de sua compra. E em dupla responder um questionário com perguntas do tipo: Quem
gatou mais dinheiro no mercado você ou seu colega? Qual foi a diferença entre
as duas compras? Qual foi o produto mais caro que você comprou? E o mais
barato? Se fosse para dividir a compra no cartão em cinco vezes, qual seria o
valor de cada parcela?
RECURSOS:
·
Papel A4;
·
Revistas;
·
Lápis;
· Borracha.
AVALIAÇÂO:
· Auto
avaliação (cada aluno receberá uma ficha com carinhas alegres e tristes para
marcar dizendo se gostou ou não da aula e escrever porque abaixo);
· Observação da participação dos
alunos.
REFERÊNCIAS
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aplicando-jogos-matematicos-sala-aula.htm acesso em 12/03/2016. http://www.somatematica.com.br/matkids.php acesso em 12/03/2016.
Seu blog ficou ótimo adorei seu plano de aula.
ResponderExcluirObrigada querida!!!
Excluir