quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Plano de aula: trabalhando as operações matemáticas



CONTEÚDO
·      Resolução de problemas envolvendo os números naturais e as quatro operações.



OBJETIVOS
·      Resolver problemas em diversos contextos, principalmente os relacionados ao cotidiano do aluno, utilizando as informações obtidas através do conteúdo;
·      Aprender fazer cálculos envolvendo as quatro operações;
·      Perceber a importância de saber contar na hora de fazer compras, por exemplo.


METODOLOGIA
Ø  1º momento

Organizar junto com os alunos um minimercado imaginário. Para isso, os alunos receberão revistas que anunciam produtos para destacar as folhas e colarem em uma das paredes da sala de aula. Como os educandos são portadores de deficiência auditiva a professora com muita paciência vai orientando os alunos por meio de sinais.

Ø  2º momento

Após a montagem do mercado, os alunos serão convidados para fazer compras. Cada aluno receberá uma ficha que deverá ser preenchida com uma lista de dez produtos contendo o tipo de produto, marca e preço. Em seguida, os alunos serão orientados a somar o valor de sua compra. E em dupla responder um questionário com perguntas do tipo: Quem gatou mais dinheiro no mercado você ou seu colega? Qual foi a diferença entre as duas compras? Qual foi o produto mais caro que você comprou? E o mais barato? Se fosse para dividir a compra no cartão em cinco vezes, qual seria o valor de cada parcela?

RECURSOS:

·      Papel A4;
·      Revistas;
·      Lápis;
·      Borracha.


AVALIAÇÂO:

·  Auto avaliação (cada aluno receberá uma ficha com carinhas alegres e tristes para marcar dizendo se gostou ou não da aula e escrever porque abaixo);
·  Observação da participação dos alunos.


REFERÊNCIAS
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aplicando-jogos-matematicos-sala-aula.htm  acesso em 12/03/2016.   
http://www.somatematica.com.br/matkids.php acesso em 12/03/2016. 

2 comentários: